terça-feira, 8 de maio de 2012

Plano de Aula - Disciplina de Geografia


Plano de Aula
Disciplina: Geografia
Público Alvo: 3ª série do Ensino Fundamental
Tema: As cinco Regiões do Brasil – Norte, Nordeste, Centro - Oeste, Sudeste e Sul

OBJETIVO
Desenvolver no aluno o aprendizado sobre os Estados e as Capitais do Brasil , introduzindo algumas curiosidades sobre cada Estado.

Estratégias e recursos da aula
- Aula interativa
- Video
- Uso do Laboratório de Informática

Duração da Aula: 3 aulas – aproximadamente 150 minutos

AVALIAÇÃO
A participação e aprendizagem dos alunos serão avaliadas durante as atividades propostas em sala de aula. As ideias desenvolvidas durante as aulas serão avaliadas nas atitudes dos alunos, nos trabalhos de grupos, nas discussões e na participação das interações em sala de aula.

Motivação:
Antes de iniciar as aulas o professor deverá perguntar aos alunos qual o nome da cidade em que nasceram e o Estado em que ela está situada. Neste momento o professor deverá questioná-los se sabem que o Brasil é dividido em vários Estados e regiões.

Desenvolvimento da aula
1º Passo: Apresentação e explicação dos slides em power point sobre o tema.



















2º Passo: Apresentação do vídeo sobre as 5 regiões do Brasil.

3ºPasso: Distribuir o texto sobre as informações das cinco regiões brasileiras e fazer a leitura com os alunos.

Texto: As Cinco Regiões Brasileiras

O Brasil encontra-se política e geograficamente dividido em cinco regiões distintas, que possuem traços comuns no que se refere aos aspectos físicos, humanos, econômicos e culturais. Os limites de cada região - Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste - coincidem sempre com as fronteiras dos Estados que as compõem.

Região Norte
Formada pelos estados do Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e Tocantins
A região norte encontra-se localizada, em quase sua totalidade, na área da bacia amazônica, sendo amplamente coberta pela exuberante floresta tropical. O rio Amazonas corta a região ao meio, no sentido oeste-leste, e desemboca no oceano Atlântico. Existem também vários outros rios nessa região. As duas principais cidades são Manaus, capital do estado do Amazonas, e Belém, capital do estado do Pará.
Entre as décadas de 60 e 70 verificou-se renovado interesse pela riqueza mineral e pelo potencial agrícola da Amazonia.
O esforço do governo para incentivar o desenvolvimento agrícola na Amazônia resultou em ameaças crescentes de problemas ambientais para a região. Durante as décadas de 70 e 80, os projetos de desenvolvimento e os movimentos migratórios levaram ao desmatamento de 328.700 km2 da região. Em decorrência desse fato, o governo brasileiro adotou uma série de políticas para controlar o desenvolvimento. Foram suspensos os incentivos fiscais e os créditos oficiais para os projetos agrícolas e o desenvolvimento da pecuária na região. A proteção da Amazônia é atualmente monitorada via satélite e os esforços internos nesse sentido foram reforçados pelo apoio da comunidade internacional, através do Programa Piloto para a Proteção da Floresta Tropical Brasileira, patrocinado pela Comunidade Européia, os Estados Unidos e vários outros países.

Região Nordeste
Formada pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe.
Grande parte dessa região, que abriga quase 30% da população brasileira, está sujeita a secas crônicas. Aregião nordeste , no entanto, tem possibilidades econômicas consideráveis, que incluem grandes jazidas de petróleo, a exportação de produtos tropicais e a promoção do turismo.
Pernambuco e Bahia foram os primeiros centros mais importantes do Brasil colonial e ainda hoje exercem forte influência sobre a cultura brasileira. Muitos dos produtos tipicamente brasileiros no campo da música, do folclore e da culinária, além de grande parte dos costumes e práticas sociais brasileiras, tiveram origem nessa região. As duas maiores cidades do Nordeste são Recife e Salvador.

Região Sudeste
Formada pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo
O centro econômico do Brasil é formado pelas cidades altamente industrializadas localizadas nas redondezas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A maior parte da população do país está concentrada na região sudeste. A área é rica em minérios e sua agricultura, a mais avançada do país, produz café e cereais para exportação, além de uma variedade de alimentos frescos e industrializados, leite e carne para o consumo interno.


Região Sul
Formada pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
A região sul também apresenta alto nível de desenvolvimento, mantendo bom equilíbrio entre os setores rural e industrial. Em direção ao sul o planalto se transforma em extensas planícies denominadas pampas, onde as tradicionais atividades de pastoreio deram origem ao gaúcho, o equivalente brasileiro ao vaqueiro dessa região. A oeste, na fronteira do Brasil com a Argentina, encontram-se as Cataratas do Iguaçu, uma das mais belas maravilhas da natureza no mundo. A maior cidade da região é Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, o estado que se encontra na fronteira meridional do Brasil.

Região Centro-Oeste
Formada pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal.
Esta região, coberta por extensas savanas tropicais e planaltos, é ainda pouco povoada. Apesar de haver sido no passado uma das regiões mais isoladas do país, vem experimentando rápido crescimento de sua produção agropecuária e industrial. Na região Centro - Oeste  está localizada a cidade de Brasília, capital do país, fundada em 1960. Extensas áreas da região Centro-Oeste foram transformadas pelo governo federal em reservas para uso exclusivo dos índios nativos daquela região. Também se encontra localizado na região Centro-Oeste o Pantanal Mato-Grossense, preciosa reserva ecológica da flora e da fauna brasileira.
Acessado em: 02 Maio de 2012.


4º Passo:  Breve debate sobre o assunto e tirar as dúvidas dos alunos.
Perguntar aos alunos o que eles mais gostaram do video

5º Passo: Atividade de Avaliação
No mapa do Brasil abaixo, identifique os Estados e pinte as 5 regiões do Brasil com cores diferentes, conforme a apresentação dos slides e do video.

                   


  Passo: Questionário
a) Quantos Estados e Distritos têm o Brasil?
b) Quais as siglas de todos os Estados do Brasil?
c) Qual é a Capital Federal e onde ela se localiza?
d) Quantos Estados tem a região Sudeste? Quais são eles?
e) Brasília está dentro de  qual Estado brasileiro?


7º Passo: Para casa como tarefa.
 Pesquise todas as capitais dos Estados Brasileiros e suas respectivas bandeiras.
A pesquisa deve ser impressa conforme exemplo abaixo:
  A Bandeira
2º O Estado
3º A Capital ( por escrito, sem siglas)

Estado: São Paulo - Capital: São Paulo

8º Passo: Procedimento a ser realizado no laboratório de informática.
Avaliação para compor nota. 
Valor da nota no máximo 2 pontos.

Entrar no link:

E acessar o quebra-cabeça virtual do mapa do Brasil.
Solicitar que as crianças montem o quebra-cabeça e quando terminar chamar o professor para dar a nota de avaliação.
 
REFERÊNCIAS:
 
Acessado em: 06 Maio 2012.
 
 

2 comentários: